1.12.05

PENSAMENTOS DE ALGUÉM QUE PENSA


"Nossa mídia serve ao poder. Esse é o mérito dela. Vivemos uma conjuntura em que a mídia está massivamente contra o Governo Lula, simplesmente porque os senhores do País não querem que ele se reeleja. Não estou entrando no mérito das qualidades do Lula. Não sou filiado ao PT, mas quero ser isento no julgamento dos fatos. O mensalão não foi provado. No entanto, a mídia se porta como se tivesse sido. Basta ver os jornais todos os dias. Alguns, então, são de uma agressividade monstruosa. A Veja, por exemplo, nas suas diatribes semanais contra o Lula, é um espanto. É um péssimo jornalismo, porque se baseia em nada, em fumaça. Outro dia, a Veja deu uma capa dizendo que o Lula recebeu dinheiro do Fidel Castro.

E a matéria era baseada num disse-que-disse que só poderia ser provado por um falecido. Que coisa maravilhosa! Isso é jornalismo? Não, isso é uma vergonha, como diria o Boris Casoy. "Mas não consigo imaginar a mídia fora da moldura do País. A mídia é um espelho do País, como é de praxe.

Pensem, por exemplo, no que foi o Brasil nos anos 40 e 50, nas pessoas que pensavam o País, que imaginavam o futuro, que tentavam desenhar os destinos da terra: Gilberto Freyre, Raimundo Faoro, Sérgio Buarque de Hollanda, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, enfim...

As marchinhas de carnaval eram primores, muito inteligentes, muito refinadas. Os textos da música brasileira eram muito bons, a chamada música popular era de excelente qualidade. Nelson Rodrigues era um encanto, Stanislaw Ponte Preta era um encanto; até as “certinhas” dele eram uma coisa muito boa. Pensem nesse país e confrontem-no com o de hoje. Uma falta de graça absoluta.

Pensem na nossa elite, nessa turma que vive aí, com seus carros blindados, de vidros escuros para que não se enxergue o interior, levantando as muralhas romanas que cercam as suas vivendas, amestrando cães para que fiquem à porta das suas casas... Mais de 50 mil brasileiros morrem assassinados todo ano. Então, por que a mídia haveria de ser melhor do que essa situação?

Acho que as pessoas não se dão conta da gravidade da situação, de como a cada ano nós pioramos." "Realmente existe muita gente que teria todas as condições de produzir uma mídia de excelente qualidade, não tenho dúvidas quanto a isso, mas precisaria mudar os patrões, mudar os conceitos. Precisaria acabar com essa elite grotesca que jogou fora o patrimônio Brasil e começar tudo de novo. [...]

Do meu ponto de vista, o Governo Lula é um desastre, mas por razões outras: por estar cuidando das finanças do Olavo Setúbal, estar entregue ao deus mercado, por executar pontualmente as injunções do Fundo Monetário Internacional. Eu esperava que o Governo Lula fosse capaz de iniciar alguma mudança, por mais tênue que fosse. Como isso não está acontecendo, não acho legal. Mas, mensalão, corruptos? O maior corrupto da história do Brasil é o Fernando Henrique Cardoso.

Tem o caso Sivam, tem as privatizações; aquilo foi uma coisa inacreditável. Sem contar os senhores que saíram do governo e se locupletaram à larga. Perguntem ao senhor Pérsio Arida e ao Mendonção quanto dinheiro eles têm hoje. Ou ao senhor André Lara Resende, que está em Londres galopando no Hide Park... belíssimos cavalos puro sangue árabes. Eram pés-rapados, que de repente viraram ricaços. O Governo do Fernando Henrique Cardoso, este sim, foi o mais corrupto da história do Brasil."

29.11.05

UM MONÓLOGO


O fato de eu atualizar essa joça desafia a compreensão humana, já que ninguém a lê. Todavia, faço; Além de link para as 22 wikipédias em línguas latinas que havia, acrescentei todas as disponíveis em idiomas do grupo céltico (6); germânico (20) e; balto-eslavo (15).

Também acrescentei uma nova seção de links. com destino a sítios tão diversos como a Skoazell Vreizh, que presta assistência aos nacionalistas bretões aprisionados pelo Estado Francês ao Partido Verde de acá, com o qual simpatizo...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives