15.12.07

Ressignificando as relações exteriores

Está aqui a relação dos marcos fronteiriços que temos com nossos vizinhos. Dá para ver que fronteira mais complicada é a que nos separa da nossa ex-província, o Uruguai.
Nosso pequeno vizinho, inclusive, quer nos tomar uma área de pouco mais de 200 Km²de terras e uma ilha (no que tem a concorrência da Argentina). A região pretendida pelos orientais é a área hachurada da figura logo acima. O governo brasileiro sequer reconhece a demanda cisplatina, mas eles (ou pelo menos alguns desocupados) levam a demanda a sério.
Eles têm até artigos na versão hispanófona da wikipedia, conforme se pode ver aqui e aqui. Aliás, até alguns jornais como o La República falam sobre o tema em editoriais.
Uma explicação simples da natureza do conflito pode ser encontrada
aqui e uma discussão mais pormenorizada pode ser vista aqui e aqui.
Agora você pode se perguntar onde eu consegui a informação que o Uruguai quer ter uma pendência territorial com o Brasil. Pois bem, encontrei a informação no sítio da CIA na internet, vejam só... Para o bem ou para mal, é um sítio virtual onde se reúne um bom número de informações, mesmo que eventualmente, fantasiosas.
Por falar em fantasias de mal gosto, leia abaixo o artigo sobre a hedionda "ressignificação" da educação em Goiás.

14.12.07

E-MAIL PARA A SECRETÁRIA RESSIGNIFICADA

Ilustre secretária:
Recém enviamos (17:20 do dia 14 de dezembro de 2007) para a Secretária de Estado da educação em goiás, a Prof. Dra.Milca Severino Pereira, cujo e-mail é milca.severino@see.go.gov.br, o seguinte e-mail:

"Agora nós já sabemos da "ressignificação".
Colocamos nossa opinião no blogue www.estadoanarquista.blogspot.com.
Mandamos para jornais ( a primeira matéria publicada sai semana que vem).
Começamos a mandar para todos os deputrados estaduais, a iniciar pelo presidente da comissão de educação.
As eleições municipais estão se aproximando: mandaremos dossiês para todos os candidatos que se oporem a quem apoiar essa MERDA que a V. Sra. quer para a educação em Goiás.
O fator surpresa acabou.
Esse amontoado de sandices e imbecilidades pode até ser implementado, cara secretária, mas não sem resistência.
Não sem muita gente ficar sabendo.
É decepcionante, na verdade revoltante, que uma pessoa com a folha corrida que a Sra. tinha, se preste a este papel triste e indigno.
Sinceramente, o que sinto é pena, muita pena.

A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO EM GOIÁS (RECEITA PARA FAZER MERDA)

Chegou em nossas mãos, através de uma professora da rede do ensino público estadual DE GOIÁS, um documento que conseguiu, finalmente, nos surpreender.

Nele é mostrado o Plano de “RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS”. Traduzido, mais parece um roteiro de terror a proposta do Tempo Novo aos alunos e professores goianos.

Usando de muitos números, estatísticas e siglas incompreensíveis que são estranhas aos leigos ou que eles mesmos inventaram, a cartilha de Ressignificação aos poucos vai apavorando o leitor.

Discorrendo cada um dos parágrafos, percebemos a irresponsabilidade e o delírio dos que regem o ensino estadual se revelando, como quando diz que o objetivo da Ressignificação é “reduzir a evasão e a repetência do Ensino Médio, equalizando a relação idade/série ideal“ dos alunos e “atrair um número maior de jovens para o Ensino Médio” – como se estes pudessem ser apanhados nas ruas, a laço, e levados para as escolas do Estado para que dali só saiam depois de formados em Burrologia, devendo para isso aceitar com tranqüilidade a obrigação de se afogarem na ilusão do saber – dia a dia, mês a mês, ano a ano.

Ressignificação para o Governo significa que apenas uma parte das disciplinas será obrigatória - 50% da carga horária total. Também significa que o aluno poderá escolher, dentro de um elenco oferecido pela escola, as disciplinas que lhe despertem maior interesse. E a cartilha do Governo dá sugestões como Filosofia através do cinema; resolução de questões de matemática do ENEN (!!); português por meio de histórias de quadrinhos e charges (!!!), redação de documentos oficiais e um conjunto de disciplinas na modalidade à distância - que o aluno poderá aproveitar num limite de até 35% !!!

Na Ressignificação o aluno poderá desenvolver parte de suas atividades em horários alternativos quando “algo como 5% da carga horária” seria ocupada para a Formação da Cidadania através de atividades com bandas e fanfarras!!!

Professores seriam lotados nas subsecretarias regionais para socorrerem uma turma onde 20% dos alunos apresentassem baixo desempenho ou para substituir um professor que se ausentasse para tratamento de saúde pelo período de até 30 dias!!!


Aqui não nos contemos e abrimos um parêntese: de que adianta o aluno não se evadir se jamais chegará numa universidade?! Se 50% da carga horária é ele quem escolhe; se 35% do seu tempo estará fora da sala de aula, nos cinemas ou lendo gibis; se 5% do seu tempo estará tocando bumbo ou trompete e se tiver 20% de baixo desempenho e se basicamente nem vai poder contar com os ensinamentos de um professor?! Como este aluno conseguirá entrar numa faculdade qualquer?! Abrindo caminho com o apoio de uma bandinha?!

Mas tem mais:

Os idealizadores do Programa Ressignificação encontraram apoio legal para executar seus devaneios na Constituição da República, na Constituição de Goiás, na LDB, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Plano Anual de Educação, no Plano Estadual de Educação e no Plano de Governo de Goiás do Dr. Alcides Rodrigues e alerta:“Sabemos que essa mudança poderá causar “certa tensão” e “resistência” entre o corpo docente, contudo...”

Contudo, será que sabem?! Aqui abrimos outro parêntese para pedir à deputada Adriete Elias e ao deputado Jardel Sebba que, em nome dos professores e alunos da rede estadual, em nome da inteligência e do conhecimento, da defesa do Direito e da cidadania, em nome do futuro do Estado de Goiás, escarafunchem o PROGRAMA de RESSIGNIFICAÇÃO - enquanto há tempo. Pode ser que ele nem exista e esses documentos e essa cartilha que temos em mãos sejam apenas uma ilusão, sintoma de esquizofrenia crônica ainda não assumida. E pode ser que o Programa de RESSIGNIFICAÇÃO seja perfeito e que os maiores burros da História de Goiás sejamos nós. Por que não?

Pode ser que não tenhamos entendido direito quando ele reza que as matrículas serão feitas por semestre em todas as disciplinas, no primeiro e segundo ano e que serão ministradas duas aulas de 50 minutos por semana nos 4 primeiros semestre em todos os módulos e quatro aulas de 50 minutos por semana no quinto e sexto módulos.

Pode ser que não tenhamos entendido as suas sugestões para Disciplinas Opcionais, tais como Educação na Adversidade; Excursões; Filosofia Através do Cinema; Filosofia Grega e A História da Arte Romana. Ou que não tenhamos entendido bem quando diz que o aluno poderá ainda fazer uma parte dos módulos à distância “usando a tecnologia que dispor”, e sugere a este aluno a Confecção de Bijouterias, Gastronomia, Estética e Beleza, Confecção de Sabão e Detergentes.


Observem esta questão do vestibular da UFG de 2006: "A maioria dos insetos passa por sucessivas mudas ou ecdises, do ovo até a fase adulta, cujo óleo é feito pelo hormônio ecdisona. Na década de 1970, foi descoberto um hormônio vegetal, o nosterol, cuja estrutura química é muito semelhante ao hormônio ecdisona. Pesquisas recentes m que o brasinosterol, se administrado em insetos, bloqueia o efeito da ecdisona. De acordo com as informações acima, responda:
1) Qual é a vantagem para o meio ambiente do uso potencial do brasinosterol na agricultura?
2) Por que os insetos ametábolos, como a traça-de-livro, poderiam ser menos susceptíveis ao atamento com brasinosterol do que os insetos hemimetábolos, como o gafanhoto?


Será que o aluno que cursa o Ensino Médio numa escola estadual a aula prática de Como Fazer Sabão será capaz de responder esta questão? E o que toca Bumbo na Banda, responderia essa?:

Para explicar as raias espectrais do átomo de hidrogênio, Niels Bohr formulou a hipótese de que para o elétron de massa m e carga ,e descrevendo uma órbita circular de raio r e velocidade ,3,2,1n v em torno do núcleo, a quantidade nhmvr )2/( era quantizada, onde e h é a constante de Planck. De acordo com o exposto, determine a expressão do raio das órbitas do elétron em função somente de e.

Para o nosso próximo edição, queremos entrevistar talvez membros da comissão do vestibular da UEG - que também é estadual, e a eles perguntar se pedirão que o aluno passe uma receita de detergente nas provas de 2008 ou que explique como se toca Bumbo na Banda? E se a Universidade do Estado de Goiás irá RESSIGNIFICAR o vestibular para atender os alunos? Discutirão o Pensamento de Nicole Kidman e Brad Pitt sobre o Existencialismo ou as crises existências dos dois atores na matéria Filosofia Através do Cinema ? Os alunos do Estado poderão fazer as provas do vestibular à distancia e "pelos meios que dispuserem", talvez por telefone sem fio, aqueles feitos de latinha; afinal, são artesanais!? Receitas de frango com pequi contarão quantos pontos na matéria Gastronomia? Será que a frase “Tudo o que sei é que nada sei” foi dita por a) Sócrates b) Milca Severino? Será que o romano Nero é a reencarnação de Alcides Rodrigues e por isso essa ânsia doentia do governador em “apagar” de vez a Educação no Estado de Goiás? Por onde anda o Sintego? Será que os deputados da Assembléia Legislativa cruzarão os braços diante desta insanidade?

13.12.07

Apenas mais uma de amor

Me gusta cuando callas
Me agrada quando te calas

Me gusta cuando callas por que estás como ausente,
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te toca.
Parece que los ojos se te hubieran volado
Y parece que un beso te cerrara la boca.

Me agrada quando te calas por que é como se estivesses ausente,
E me olhas desde longe, e minha voz não te toca.
Como se teus olhos tivessem voado
E como se um beijo te fechasse a boca.


Como todas las cosas están llenas de mi alma
Emerges de las cosas, llena del alma mía.
Mariposa de sueño, te pareces a mi alma,
Y te pareces a la palabra melancolía.

Como todas as coisas estão plenas de minha alma
Emerges das coisas, cheia da alma minha
Borboleta de sonho, pareces com minha alma
E te pareces com a palavra melancolia


Me gusta cuando callas y estas como distante.
Y estás como quejándote, mariposa de arrullo.
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te alcanza,
Déjame que me calle con el silencio tuyo.

Me agrada quando te calas e estás como distante.
E estás como se queixando, borboleta que se perdeu.
E me ouves desde longe, e minha voz não te alcança
Deixa-me que me cale com o silêncio teu.


Déjame que te hable también con tu silencio
claro como una lámpara, simple como un anillo.
Eres como la noche, callada y constelada.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.

Deixa-me que te fale também com teu silêncio
Claro como uma lâmpada, simples como um ane.l
És como a noite, quieta e constelada.
Teu silêncio é de estrela, tão longínqua no céu.


Me gusta cuando callas porque estás como ausente.
Distante y dolorosa como si hubieras muerto.
Una palabra entonces, una sonrisa bastan.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto

Me agrada quando te calas por que é como se estivesse ausente.
Distante e dolorosa como se houvesses morrido.
Então uma palavra e um sorriso bastam.
E eu estou contente, feliz que isto não tenha ocorrido.


Pablo Neruda.




P.S. A tradução livre é minha.

Se um só traidor tem mais poder que um povo...


Que este povo não o esqueça facilmente.
Este é para aqueles bastardos que afirmam que não houve golpe, que houve "revolução", que ouve foi "livramento" do perigo comunista.
Este vídeo (clique no link) é para as Organizações Globo, a Igreja Católica, os ancestrais dos Demos e toda essa renca de bandidos mentirosos e entreguistas.
Contra fatos, não há argumentos.
O vídeo é para a nossa história. É para, diante da dúvida entre a privada e o Jornal Nacional, não tenha dúvida: vá dar uma boa mijada, cidadão(ã).
Se quer informação limpa e verdadeira, a TV brasileira é o último lugar onde irá encontrá-la... Nos jornais, menos ainda. Busque na internet: no meu blogue mesmo há um punhado de links!

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