15.12.07

Ressignificando as relações exteriores

Está aqui a relação dos marcos fronteiriços que temos com nossos vizinhos. Dá para ver que fronteira mais complicada é a que nos separa da nossa ex-província, o Uruguai.
Nosso pequeno vizinho, inclusive, quer nos tomar uma área de pouco mais de 200 Km²de terras e uma ilha (no que tem a concorrência da Argentina). A região pretendida pelos orientais é a área hachurada da figura logo acima. O governo brasileiro sequer reconhece a demanda cisplatina, mas eles (ou pelo menos alguns desocupados) levam a demanda a sério.
Eles têm até artigos na versão hispanófona da wikipedia, conforme se pode ver aqui e aqui. Aliás, até alguns jornais como o La República falam sobre o tema em editoriais.
Uma explicação simples da natureza do conflito pode ser encontrada
aqui e uma discussão mais pormenorizada pode ser vista aqui e aqui.
Agora você pode se perguntar onde eu consegui a informação que o Uruguai quer ter uma pendência territorial com o Brasil. Pois bem, encontrei a informação no sítio da CIA na internet, vejam só... Para o bem ou para mal, é um sítio virtual onde se reúne um bom número de informações, mesmo que eventualmente, fantasiosas.
Por falar em fantasias de mal gosto, leia abaixo o artigo sobre a hedionda "ressignificação" da educação em Goiás.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives