14.12.07

A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO EM GOIÁS (RECEITA PARA FAZER MERDA)

Chegou em nossas mãos, através de uma professora da rede do ensino público estadual DE GOIÁS, um documento que conseguiu, finalmente, nos surpreender.

Nele é mostrado o Plano de “RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS”. Traduzido, mais parece um roteiro de terror a proposta do Tempo Novo aos alunos e professores goianos.

Usando de muitos números, estatísticas e siglas incompreensíveis que são estranhas aos leigos ou que eles mesmos inventaram, a cartilha de Ressignificação aos poucos vai apavorando o leitor.

Discorrendo cada um dos parágrafos, percebemos a irresponsabilidade e o delírio dos que regem o ensino estadual se revelando, como quando diz que o objetivo da Ressignificação é “reduzir a evasão e a repetência do Ensino Médio, equalizando a relação idade/série ideal“ dos alunos e “atrair um número maior de jovens para o Ensino Médio” – como se estes pudessem ser apanhados nas ruas, a laço, e levados para as escolas do Estado para que dali só saiam depois de formados em Burrologia, devendo para isso aceitar com tranqüilidade a obrigação de se afogarem na ilusão do saber – dia a dia, mês a mês, ano a ano.

Ressignificação para o Governo significa que apenas uma parte das disciplinas será obrigatória - 50% da carga horária total. Também significa que o aluno poderá escolher, dentro de um elenco oferecido pela escola, as disciplinas que lhe despertem maior interesse. E a cartilha do Governo dá sugestões como Filosofia através do cinema; resolução de questões de matemática do ENEN (!!); português por meio de histórias de quadrinhos e charges (!!!), redação de documentos oficiais e um conjunto de disciplinas na modalidade à distância - que o aluno poderá aproveitar num limite de até 35% !!!

Na Ressignificação o aluno poderá desenvolver parte de suas atividades em horários alternativos quando “algo como 5% da carga horária” seria ocupada para a Formação da Cidadania através de atividades com bandas e fanfarras!!!

Professores seriam lotados nas subsecretarias regionais para socorrerem uma turma onde 20% dos alunos apresentassem baixo desempenho ou para substituir um professor que se ausentasse para tratamento de saúde pelo período de até 30 dias!!!


Aqui não nos contemos e abrimos um parêntese: de que adianta o aluno não se evadir se jamais chegará numa universidade?! Se 50% da carga horária é ele quem escolhe; se 35% do seu tempo estará fora da sala de aula, nos cinemas ou lendo gibis; se 5% do seu tempo estará tocando bumbo ou trompete e se tiver 20% de baixo desempenho e se basicamente nem vai poder contar com os ensinamentos de um professor?! Como este aluno conseguirá entrar numa faculdade qualquer?! Abrindo caminho com o apoio de uma bandinha?!

Mas tem mais:

Os idealizadores do Programa Ressignificação encontraram apoio legal para executar seus devaneios na Constituição da República, na Constituição de Goiás, na LDB, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Plano Anual de Educação, no Plano Estadual de Educação e no Plano de Governo de Goiás do Dr. Alcides Rodrigues e alerta:“Sabemos que essa mudança poderá causar “certa tensão” e “resistência” entre o corpo docente, contudo...”

Contudo, será que sabem?! Aqui abrimos outro parêntese para pedir à deputada Adriete Elias e ao deputado Jardel Sebba que, em nome dos professores e alunos da rede estadual, em nome da inteligência e do conhecimento, da defesa do Direito e da cidadania, em nome do futuro do Estado de Goiás, escarafunchem o PROGRAMA de RESSIGNIFICAÇÃO - enquanto há tempo. Pode ser que ele nem exista e esses documentos e essa cartilha que temos em mãos sejam apenas uma ilusão, sintoma de esquizofrenia crônica ainda não assumida. E pode ser que o Programa de RESSIGNIFICAÇÃO seja perfeito e que os maiores burros da História de Goiás sejamos nós. Por que não?

Pode ser que não tenhamos entendido direito quando ele reza que as matrículas serão feitas por semestre em todas as disciplinas, no primeiro e segundo ano e que serão ministradas duas aulas de 50 minutos por semana nos 4 primeiros semestre em todos os módulos e quatro aulas de 50 minutos por semana no quinto e sexto módulos.

Pode ser que não tenhamos entendido as suas sugestões para Disciplinas Opcionais, tais como Educação na Adversidade; Excursões; Filosofia Através do Cinema; Filosofia Grega e A História da Arte Romana. Ou que não tenhamos entendido bem quando diz que o aluno poderá ainda fazer uma parte dos módulos à distância “usando a tecnologia que dispor”, e sugere a este aluno a Confecção de Bijouterias, Gastronomia, Estética e Beleza, Confecção de Sabão e Detergentes.


Observem esta questão do vestibular da UFG de 2006: "A maioria dos insetos passa por sucessivas mudas ou ecdises, do ovo até a fase adulta, cujo óleo é feito pelo hormônio ecdisona. Na década de 1970, foi descoberto um hormônio vegetal, o nosterol, cuja estrutura química é muito semelhante ao hormônio ecdisona. Pesquisas recentes m que o brasinosterol, se administrado em insetos, bloqueia o efeito da ecdisona. De acordo com as informações acima, responda:
1) Qual é a vantagem para o meio ambiente do uso potencial do brasinosterol na agricultura?
2) Por que os insetos ametábolos, como a traça-de-livro, poderiam ser menos susceptíveis ao atamento com brasinosterol do que os insetos hemimetábolos, como o gafanhoto?


Será que o aluno que cursa o Ensino Médio numa escola estadual a aula prática de Como Fazer Sabão será capaz de responder esta questão? E o que toca Bumbo na Banda, responderia essa?:

Para explicar as raias espectrais do átomo de hidrogênio, Niels Bohr formulou a hipótese de que para o elétron de massa m e carga ,e descrevendo uma órbita circular de raio r e velocidade ,3,2,1n v em torno do núcleo, a quantidade nhmvr )2/( era quantizada, onde e h é a constante de Planck. De acordo com o exposto, determine a expressão do raio das órbitas do elétron em função somente de e.

Para o nosso próximo edição, queremos entrevistar talvez membros da comissão do vestibular da UEG - que também é estadual, e a eles perguntar se pedirão que o aluno passe uma receita de detergente nas provas de 2008 ou que explique como se toca Bumbo na Banda? E se a Universidade do Estado de Goiás irá RESSIGNIFICAR o vestibular para atender os alunos? Discutirão o Pensamento de Nicole Kidman e Brad Pitt sobre o Existencialismo ou as crises existências dos dois atores na matéria Filosofia Através do Cinema ? Os alunos do Estado poderão fazer as provas do vestibular à distancia e "pelos meios que dispuserem", talvez por telefone sem fio, aqueles feitos de latinha; afinal, são artesanais!? Receitas de frango com pequi contarão quantos pontos na matéria Gastronomia? Será que a frase “Tudo o que sei é que nada sei” foi dita por a) Sócrates b) Milca Severino? Será que o romano Nero é a reencarnação de Alcides Rodrigues e por isso essa ânsia doentia do governador em “apagar” de vez a Educação no Estado de Goiás? Por onde anda o Sintego? Será que os deputados da Assembléia Legislativa cruzarão os braços diante desta insanidade?

Comments:
oi, li o texto q fala sobre a ressignificaçao do ensino medio, e gostaria de saber mais. as suas opinioes, como pode beneficiar as escolas, os pós e constra essa reforma.
sou professora da rede estadual, e ainda tenho muitas duvidas sobre esse assunto e quero ajuda para entender melhor esse processo.
gostaria de saber quem são vcs que postam esses textos, para que podemos ter mais confiança.
muito obrigada!
 
Tb gostaria d saber quem são vcs.
Sou professor da rede Estadual e estou procurando saber mais sobre a ressignificação do ensino médio.
Tenho uma pergunta: Será q o governo não está querendo diminuir a carga horária dos professores, com a ressignificação?
 
Olá! Sou professora da rede estadual de Goiás e participei de uma reunião sobre essas sandices da Senhora Milca Severino. Acredito que seja um projeto audacioso e com vários pontos positivos, mas não um projeto que seja aplicável a nossa realidade. Infelizmente, o Brasil é o país do “Nada se cria, tudo se copia!”. Acredito que seja mais um dos projetos que em algum país (desenvolvido, diga-se de passagem...) tenha sido implantado e a senhora do tudo se copia trouxe pra cá! Ela apenas esqueceu-se de dizer uma coisa: De onde sairá dinheiro para financiar tudo isso, pois fazer um projeto de bijuterias, excursões, gastronomia e filosofia através do cinema requer dinheiro que obviamente não sairá do bolso do professor e muito menos do aluno (que em sua maioria mal tem o que comer). Todos os anos vejo a professora de artes tentar desenvolver algum projeto e se esbarra na dificuldade de recursos materiais, o que dirá projetos atrás de projetos...
Outra coisa, isso é um projeto que pelo que eu saiba, será aplicado apenas em Goiás, haverá uma reforma nas universidades para receber esses alunos?
Bem acredito que o ensino básico de forma geral, deve sofrer reformulações, mas não aposto nesse tipo de formato. Por enquanto, acredito que seja um tiro no próprio pé que essa senhora esteja dando, ou melhor, seja um tiro no meu e no pé de muitos por aí, mas o único aleijado nessa história será o pobre do aluno que achará o máximo, mas que no futuro perceberá que perdeu muito...
 
Ah, parabéns pela crítica sobre a ressignificação do EM em seu blog.
Veio em boa hora.
 
OLÁ !!!
GOSTARIA DE SABER SE AS PESSOAS,
AUTORAS DO PROJETO DERESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO,JÁ FORAM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIAS E POR QUANTO TEMPO...POIS O PROJETO É PURA IDIOTICE,SEM NENHUM CONHECIMENTO DE CAUSA,SEM SABER NADA DA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO NOSSO ESTADO E MUITO MENOS DA REALIDADE DAS COMUNIDADES ESCOLARES. MAS EU ESPERO QUE O PODER LEGISLATINO,SE TIVER O MÍNIMO DE VISÃO EDUCACIONAL,NÃO DEIXARÁ QUE ESSE PROJETO SEJA SE QUER IMPLANTADO EM NOSSAS ESCOLAS E
ENTRE COM PROVIDÊNCIAS.
 
É a prática em sala de aula que precisa ser mudada. O processo ensino-aprendizagem em Goiás não é dos melhores, principalmente o público. De nada adianta ressignificar, se a prática não mudar. Acho que o Estado deveria investir mais na qualificaçao do professor, adquirir novos materiais didáticos atualizados, enfim, oferecer uma infra-estrutura adedquada. Parece-me que o desejo do Estado com essa ressignificação nada mais é do que oferecer condições para que o aluno seja aprovado com menos conhecimento possível. Será que nos países desenvolvidos onde a edução é levada a sério, os professres são tratados como aqui em Goiás? "Se se quer mudar uma nação invista em educação", mas precisa ser educação de qualidade. Certamente acontecerá com a RESSIGNIFICAÇÃO o mesmo que aconteceu com a REFORMA DO ENSINO MÉDIO, as famosas telessalas, ou seja, uma "enrolação e desperdicio de dinheiro público.
 
Olá
Li o texto e considerei-o crítica pela crítica.
Seria necessário maior embasamento antes de criticar algo que não se conhece, apenas ouviu falar ou foi informado por uma professora...
As mudanças, não necessariamente trazem em si, apenas aspectos negativos, talvez a grande negatividade seja a falta de vontade de mudar, de melhorar.
Bjim
 
O texto deu esta idéia sim, mas eu li a tal porcaria. E é mais odiosa do que parece...
 
também estou estudando o texto...claro que existem falhas no projeto, porém a mudança se faz nescessaria diante da realidade apresentada através dos novos modelos de produçao e consumo desencadeadas com a falência do capitalismo predador.
O medo do
novo!!!! ....pensem...estude,reflita.... E VAMOS RESIGNIFICAR TUDO QUE FOR POSSÍVEL....
 
Antes de criticar,devemos estudar, para que realmente possamos entender o que é a Ressignificação do Ensino Médio. Pessoas que criticam querendo jogar "praga" em algo novo que está ai para tentar trazer o aluno de Ensino Médio para a Escola novamente. Pois está um CAOS total a Evasão Escolar no Ensino Médio.Digamos que essa pessoa que está falando deve ser, porque não tem nem coragem de se identificar, daquelas que vão para as Capacitações para trazer seu conhecimento e aplicar em suas Unidades Escolares e quando chega lá, além de não entender, tira a atenção de todos que estão querendo e buscando o SOCORRO para o Ensino Médio. Pessoas estas que vão se divertir ou tomar sua cervejinha em horário de curso, fazer compras ou mesmo dormir para curar a ressaca do dia anterior. Além do mais, escreve uma MERDA dessas querendo tirar a vontade de quem está querendo MUDAR e para melhor, com certeza!
Não dê Ouvidos a essa pessoa pessoal! Vamos em frente buscar Renovação para nossos Alunos...No estado de Goiás já temos 172 escolas estaduais na Ressignificação do Ensino Médio e dados concretos de que estão dando resultados positivos." O importante é a boa vontade que vários educadores e gestores ( porque ainda existem os bons, Graças a Deus!)têm, devemos ter em mente que a nossa educação ainda tem CURA, ela não está totalmente Falida...
 
Meu deus...sera q eles nao veem....o q estao fazendo...estudo na escola estarual novo horizonte e la ja tem a resignificaçao....se os alunos ja saem da escola porq esta dificil...imaginem agora ;!!;
muitos alunos vao sair com certeza por causa da resignificaçao....
quem foi o disgraçado q inventou isso....:@ tomara q isso nao seja o q esta parecendo ser....maldita resignificaçao
 
QUEM FOI O FILHO DA PUTA Q INVENTOU ISSO. ? .
TOMARA Q ACABE COM A RESIGNIFICAÇAO!!! DOS INFERNOS...
TOMA NO MEIO DO CU !!! POR CAUSA DISSO VARIOS COLEGAS MEUS SAIRAM DO ENSINO MEDIO....E ISSO Q O GOVERNO QUER ? Q OS ALUNOS SAIAM DO ENSINO MEDIO ?
SE QUER ISSO MESMO....CONTINUEM COM ESSA PORRA PRA VCS VEREM O Q VAI DAR.....BANDO DE ANIMAL...
by: charada
 
porra de resiginificaçao
 
Incrível isso...
O Colégio Estadual do Novo Horizonte está se saindo muito bem com a Ressignificação e espero q a nova gestão continue com o trabalho da gestão anterior,pois está maravilhoso o trabalho.
Esses alunos que falam a baixaria que esse daí falou, deve estar dentro daqueles considerados "os piores alunos da Escola", que só vão pra atrapalhar. Vocês viram o nível da linguagem que ele usou?
Deu pra perceber como é o indivíduo...
 
olá! a tal ressignificação tem suas virtudes, mas é preciso lembrar que a escola deve prepar o aluno não só para a vida cotidiana, mas deve dar segundo a própria LDB/96, condições para os alunos progredirem em estudos posteriores, e quando cito "alunos", me refiro aos da rede básica de ensino público. Promover expressão cultural, artistica e até ingresso em cursos profissionalizantes são ações louvaveis, mas de certa forma "enganar" estes alunos com tais ações, é deixar de fornecer as tais condições necessárias para ingresso em universidades gratuitas, as quais, são as unicas alternativas aos menos favorecidos.
Ou se começa a ressignificar tudo, inclusive o acesso a universidades públicas ou continuará a alienação existente, onde ensino básico é para pobre e universidade é para rico! me desculpe se pareci sensacionalista, mas isso existe, e se não gera comoção alguma em você leitor é porque nunca vivenciou o tal desprazer!
 
Quando alguém lá faz um comentário e pergunta:
Será que esses autores, ou seja, pessoas que estão na elaboração do Projeto da Ressignificação já esteve em uma sala de aula?
Sim...com certeza!
Já fui professora em sala de Ensino Médio durante 24 anos e até hoje, só o vi cair, então estou com muita vontade que todos abracem o Projeto com muita Garra.
Podem crer, é um Projeto Maravilhoso e que já tem escola como o Colégio Estadual Edmundo Rocha da Vila Mutirão, que é um exemplo de quanto ele vai dar certo...
 
Criticar um projeto sem conhecê-lo, baseando-se em uma carta de uma professora, não é exatamente o tipo de crítica que merece crédito. Sou professora e estou vivendo a ressignificação, o que tem sido maravilhoso. Muitas escolas não conseguirão colocá-lo em prática, no entanto, por causa da má qualidade e do pouco compromisso dos profissionais. Muita coisa boa pode ser feita, com vontade, coragem e poucos recursos. Quem quiser aprender, pergunte-nos como: Colégio Estadual Edmundo Rocha.
 
Francamente, o autor deste blog seguramente não leu direito o documento ou possui dificuldade de entendimento. Este projeto teve uma ampla pesquisa de campo com uma amostra muito mais do que expressiva (basta ler a metodologia).

Foi construído pelos próprios professores, gestores e inclusive alunos (nas oficinas e projetos piloto). Um trabalho sério que merece respeito e atenção.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives