25.11.05

SOBRE PAPANDUVA


Um pequeno dicionário de Tupi dá "Papanduva" como significando "de casca rugosa saltada". É pois, uma planta. De casca rugosa. Moro nos Cerrados, onde muitas plantas há com este tipo de casca, embora nenhuma com este nome. Então Panduva, nunca me significara nada.

Todavia, a palavra faz agora, muito sentido. E não pela planta, mas pelo município ao qual ela empresta o nome. E mais que por suas belas cachoeiras, pois que de onde vim também as há, e muitas. Tampouco me interessam as competições de motocross, já que nem sou fã do esporte. Foi particularmente uma outra espécie de encanto, que só a mim comoveu, como aquela chuva que talvez apenas a você tenha chamado a atenção, por uma melancolia qualquer.
A papanduvense que eu conheço é um mimo! Eu queria colocar a foto dela, mas não me foi permitido, como se vê, são bonitas, mas más. Felizmente, boas amigas...

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives