21.2.06

NESSUN DORMA




















É. Eu amo essa ária! Posso!?!
Poderia escrever um texto maior; alguém mais talentoso e prolífico poderia escreveruma tese, até. Mas o fato é que ela é belíssima! Uma prova de que, ao contrário mdo que pensa uma amiga minha, somos uma espécie muito particular, dentro do reino Animalia! Pois é, se ela não prova a existência de um criador, ao menos mostra que os demais metazoários são inferiores a nós, que somos os únicos multicelulares heterótrofos por ingestão capazes de admirar uma coisa desta.
O que me leva ao racionalismo e acerto dos gregos, ao afirmar que ser "humano" é muito mais que pertencer biologicamente a esta espécie. Aristóteles estava certo ao afirmar que somos animais. Mais correto ele estava, porém, ao afirmar: somos um animal político e, podemos ser, um animal ético. Não aceito que me confundam como igual a quem curte "Tati Quebra Barraco" ou à "Gaiola das Popuzadas", a "Banda Calipso" e ao axé e funks do Rio e de São Paulo (em NY produzem um som muito bom, com este nome)... De toda forma, a minha espécie é a desta gente, não posso fazer nada. A minha condição, não!

Composição: Puccini
Letra: Turandot

Nessun dorma! nessun dorma!
Tu pure, o, principessa,
Nella tua fredda stanza,
Guardi le stelle
Che fremono d'amore
E di speranza.

Ma il mio mistero e chiuso in me,
Il nome mio nessun sapra!
No, no, sulla tua bocca lo diro
Quando la luce splendera!

Ed il mio bacio sciogliera il silenzio
Che ti fa mia!

(il nome suo nessun sapra!...
E noi dovrem, ahime, morir!)

Dilegua, o notte!
Tramontate, stelle!
Tramontate, stelle!
All'alba vincero!
Vincero, vincero!


Tradução
Que ninguém adormeça!
Que ninguém adormmeça!
Você também, ó Princesa
Em seu quarto frio, olhe as estrelas
Tremendo de amor e de esperança

Mas meu segredo permanece guardado dentro de mim
O meu nome ninguém saberá
Não, não, só o direi na sua boca
Quando a luz brilhar

E o meu beijo quebrará
O silêncio que te faz meu

O seu nome ninguém saberá
E nós teremos, oh!, que morrer, morrer

Parta, oh noite
Esvaneçam, estrelas
Esvaneçam, estrelas
Ao amanhecer eu vencerei!
Vencerei! Vencerei!

Comments:
Tenho que admitir!
Você tem um excelente gosto pra música,o que expressa a sua inteligência e sabedoria!!!
Continue assim, e enriqueça o seu blog mais com seus gostos musicais!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives