24.2.08

Insegurança - Um cenário carioca

A violência urbana no Estado do Rio de Janeiro tem sido alvo de veículos de notícias mundialmente conhecidos. Os índices de criminalidade são assustadores. O que deixa a população carioca preocupada, pois tanto a Cidade do Rio de Janeiro como o Estado tem como o turismo sua força econômica. Esses veículos mostram uma cidade em que seus cidadãos tem medo de sair de casa. E isso faz com Turistas de todo mundo venham procurar outros destinos que não sejam tão perigosos quanto o Rio, justamente por insegurança.

Sabemos que a criminalidade cresce a cada dia, não somente no Rio de Janeiro como em todo o mundo pela falta de condições mínimas de vida. A miséria é um reflexo mundial. Se tratando de Brasil, não temos escolas para educar nossas crianças, e essas acabam no mundo do crime. Não temos saúde, nossos hospitais são o reflexo do desrespeito do governo com o cidadão brasileiro. Conseqüentemente, não encontramos emprego.

Ao que tudo indica o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com sua política autoritarista, onde assistimos um Governador com declarações preconceituosas que chegam a discriminar a classe menos favorecida do Estado, venha acabar com a imagem que resta do Rio. Já que ele tem encontrado meios para fazer o Rio de Janeiro um Campo de Extermínio. Um governo manchado pelo sangue de inocentes, por mentiras e declarações que deixam clara que a política de segurança é altamente manipulada por aqueles que tem poder, e cujos interesses nem sempre ficam claros para a sociedade.

Abrimos os jornais e revistas tanto nesse país como em outros e muitas das vezes a capa diz VIOLÊNCIA NO RIO, isso mostra que a proposta do governo não só Estadual como Federal de neutralizar o Narcotráfico, e de melhorar a condição vida da população é uma maquiagem para aqueles que acreditam fielmente nesses governantes. O Brasil só vai mudar quando a população brasileira deixar cair a venda que cobre seus olhos. Venda essa que impede que toda a sujeira venha à tona.

Não adianta acreditar que a Força Nacional venha fazer alguma mudança, pois eles só aparecem quando o Governo acha conveniente. Já que própria polícia carioca não tem condições de trabalho, esses policias não têm equipamentos necessários para manter a segurança na Cidade. Sem carros, sem armamentos, sem munição e sem coletes, eles próprios sentem-se vuneráveis a violência que eles tentam combater a cada dia. Isso é vergonhoso para os que vivem aqui.

É terrível ver uma criança chorando por não conseguir ir à escola para assistir aula, com medo de não voltar para casa, pois os traficantes mandaram fechar tudo. Inclusive comércio e escola. É terrível ver pessoas inocentes levarem um tiro e muitas vezes morrerem por terem tentado chegar em suas casas. É terrível ver uma criança cheirando cola numa das maiores avenidas cariocas. Crianças que roubam, que matam por dinheiro, por não terem o que comer.

ASSIM É O RIO DE JANEIRO, ASSIM É O BRASIL!

Vou deixar o meu apelo aqui a todos que lêem o Blog: Enquanto o Brasil não perceber que a educação é a base do progresso continuaremos nas mãos daqueles que não se importam com o desenvolvimento do país. Não somente no Rio de Janeiro, como também em todo Território Nacional. Por isso, pensem bem em que vocês colocam no poder.
Imagem de: Severino Silva/Agência O Dia
Na linha de fogo: estudantes tentam escapar durante um tiroteio entre os traficantes e os policiais, no Morro dos Prazeres (2000)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives