24.2.08

SOBRE BÁRBAROS E A MÍDIA QUISLING

Há algum tempo, num de meus passeios pela internet após almoço, visitei o sítio de um jornal mexicano chamado El Imparcial, onde um articulista (?) escreveu um interessante artigo chamado Los Bárbaros del Norte. Nesse texto, para além de lançar considerações sobre o estado atual de xenofobia nos EUA, que estão se tornando uma espécie de Irã cristão-conservador, o autor chama a atenção para o caráter pouco civilizado desta, colocando os estado-unidenses na perspectiva de sujeitos ativos da barbárie.

Também chama a atenção para os espanhóis, tão severos, com seu juiz Baltazar Garzón a perseguir ditadores latino-americanos enquanto eles mesmos matam negros como se fossem moscas, em suas valas muradas que os "protegem" da África. Será que não há impunidade na terra deste paladino da luta da civilização contra os malvados caudillos de Latinoamérica?

Aliás, eu gostaria de lembrar que foi esse mesmo juiz que prescreveu o Harri Batasuna, suposto braço político do ETA e defensor de um País Basco soberano, sem falar em uma série de outras organizações indepedentistas . Mas o que El Señor Garzón fez com os policiais que assassinaram africanos desarmados à queima roupa, na fronteria murada de Ceuta? Mais: é a mesma Corte Suprema da Espanha, tão empenhada em sua sanha perseguidora aos cucarachos latinos mundo afora, que vem deixando passar incólume seus próprios ditadores e filhotes, como o Sr. Aznar, que como se viu recentemente, perdeu o pêlo mas não o vício. Também me veio à luz El-Rey bradando contra o Ortega, a despeito de todas as evidências do hispano-golpismo, tão conhecido em sua versão yankee.

[A referência do Leider é à acusação de que o governo da Espanha, sob José Maria Aznar, interferiu na Venezuela para derrubar Hugo Chávez e na Nicarágua para evitar a eleição de Daniel Ortega]

Da mesma forma, Jorge Mendoza Yescas, autor do artigo, chama, referindo-se a outra colunista, a atenção para o fato de que " la sociedad político-mediática se justifica llamando a los que emigran del Norte al Sur 'pioneros', 'inversionistas' o 'actores del desarrollo"; acrescento: "enquanto nós somos cucarachas". É isso, eles vêm como pioneiros desenvolvimentstas, nós vamos como baratas. Do lado deles, sempre dá votos prometer esmagar baratas, como você mesmo tem mostrado. Do nosso lado, há sempre a mídia quisling, a chamá-los "salvadores". E a defender seus interesses, não os nossos. A criar epidemias, apagões e a destruir reputações sem razão ou remorso algum.

Sim, os bárbaros seríamos nós? Ou seriam eles e a mídia estúpida e desinformadora, da qual não nos faltam paradigmas? Aliás, para finalizar, faço como os orientais, que tiram do pântano fétido a lótus perfumada. Assim, aproveite o assunto e procure por dois textos magníficos: A Espera dos Bárbaros, de Konstantinos Kavafis, e um livro soberbo de Dino Buzzatis chamado O Deserto dos Tártaros.

Por fim, Quisling foi um norueguês que chamou Hitler para invadir seu país antes que os britânicos supostamente o fizessem, durante a Segunda Guerra Mundial, com o fim único de assumir ele mesmo o poder, ainda que como preposto do nazismo. Seu nome é sinônimo de traidor e vendilhão da pátria em uma série de línguas. E inspirou, pelo visto, muitas redações Brasil afora...

Comments:
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
 
Gracias por la cita. Saludos...

Jorge M Y
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives